Você prende a respiração sempre que o celular toca? Tem pesadelos nos quais sua amante posta fotos de vocês na happy hour no Facebook? A outra dá RT em tudo o que você escreve no Twitter e deixa a Dona Encrenca de orelha em pé? Ter uma amante em uma época de privacidade zero é coisa das mais complicadas – por outro lado, as chances de ter um caso são muito maiores. A despeito da troca instantânea de informações (e do risco de as provas do crime surgirem em alguma rede social), ainda é possível contrariar a monogamia sem que a sua mulher fique sabendo. Leia nosso FAQ e evite que as fotos daquela suruba na casa da estagiária do Marketing apareçam no Instagram…

Todos os meus amigos casados têm amantes, e eu também quero uma.
Onde encontrá-la?

O local mais óbvio é o trabalho. Estima-se que 25% dos casos comecem no escritório. Claro que isso é mais fácil se você é médico e tem uma equipe de 30 enfermeiras gostosas, mas a coisa se complica caso você ganhe a vida como torneiro mecânico. Ainda assim, o fato é que a rotina do escritório – pausas para o café, happy hours –  facilita a aproximação. Se só tiver baranga na sua firma, cogite arrumar uma namorada na academia de ginástica ou na saída da escola dos seus filhos (alguns colegas deles têm mães ótimas!). Outra possibilidade é se tornar usuário de sites especializados em traição, como o recém-chegado ao Brasil, The Ohhtel. O site tem bate-papos, redes sociais e fóruns de interesse para candidatos a traidor. Segundo o americano Jackson Roberts, seu diretor de comunicação, o sigilo é absoluto. Desde julho, quando o Ohhtel chegou ao país, 277 mil pessoas se inscreveram no site.

Qual é a idade ideal da amante?
Homens casados normalmente procuram mulheres muito mais jovens do que eles, mas esse é um erro crasso. “Mulheres mais novas normalmente querem encontrar maridos”, afirma Jackson Roberts, diretor de comunicação do site Ohhtel. “O ideal é que a amante já tenha filhos – as que dizem não querer tê-los estão mentindo –, seja casada e esteja tão interessada em aventuras quanto você. Essas dificilmente o pressionarão a largar tudo para levá-las ao altar e enchê-las de crianças.”

O que é mais seguro? Enviar um SMS ou ligar para a amante?
O ideal é ter um chip de celular exclusivo para o seu affair. “Compre um e cadastre-o com os dados de um amigo ou funcionário”, sugere o detetive Edilmar Lima, da Central Única Federal de Detetives.
Cristina, de 46 anos, confirma: “Meu ‘caso’ só me liga no celular da empresa, que meu marido não atende”. Ela é casada e mantém há dois meses um romance com um homem também casado. Ainda assim, mesmo com outro celular, prefira os SMSs e apague-os imediatamente.

Minha amante é amiga da  minha mulher. E, pior, os filhos dela estudam na mesma escola que o meu filho. O que faço?
Tenha regras bem claras. Fora do quarto, você e a outra não são amantes. São o Zé Carlos e a Patrícia, pais do Julinho e da Maria Antônia, que estão na reunião de pais e mestres discutindo a mostra cultural da escola. “Converse com sua amante e estipule limites. Principalmente se ela pertence ao mesmo círculo social da sua esposa”, afirma a terapeuta sexual e psicóloga Margareth dos Reis. Se ela também for casada, nada de ciúme ao vê-la de mãos dadas com o maridão discutindo com a diretora sobre a reforma da cantina.

Já tenho amante, mas a professora de natação do meu filho está dando o maior mole. Posso pegar?
Poder, pode. Mas há questões a ser consideradas: 1. Como professora do seu filho, ela terá contato frequente com a sua mulher. O ideal é ter uma amante distante do seu círculo familiar. Mas, se a mulher for realmente muito gostosa, aja da forma mais profissional possível (até o fim deste FAQ você saberá como). 2. Ter duas “extras” é duplicamente complicado. Amantes até aceitam uma esposa, mas dificilmente concordam com outro caso. Há o risco de uma das amantes, ao saber da outra, contar tudo para a sua esposa. Não seja tão guloso. Tenha sempre um caso de cada vez.

Quando eu quiser jantar com a amante, para onde devo levá-la?
Escolha um lugar fora da sua zona de conforto. “Já vi o caso de uma mulher que foi até Sorocaba para trair o marido”, conta o detetive Marco Aurélio. E nunca informe sua localização pelo FourSquare ou pelo Instagram. Por outro lado, incentive sua mulher a revelar onde ela está por meio de um desses programas e use a informação para escolher um local bem distante dela.

Nos fins de semana e feriados, devo desligar o celular?
De novo vale a recomendação: converse com a sua amante. Seja rígido quanto a dias e horários para contatos e certifique-se de que ela entendeu. “É importante que a amante seja compreensiva. Ela deve ser sua aliada, não sua inimiga”, afirma o detetive Marco Aurélio. “Mas, se for preciso, arranje outro telefone. Diga que é da empresa e desligue-o nos fins de semana. Levanta menos suspeitas do que desligar o seu número habitual.”

Posso adicionar a minha amante no Facebook e segui-la no Twitter?
Jamais! O risco de ela postar algo comprometedor quando estiver sozinha, bêbada e deprimida é imenso.

Como devo salvar o contato dela no meu celular?
Salve com nomes masculinos e com um epíteto que tenha a ver com o seu emprego. Algo como “Carlos – Almoxarifado”. Números de disque-pizza não são uma boa. “A pizzaria não vai lhe mandar mensagem”, alerta Gustavo, de 31 anos, que é casado há quatro anos, já teve uma amante e acabou de começar seu segundo relacionamento extraconjugal. Uma boa ideia é salvar o número da outra no nome de um amigo com quem sua esposa não tenha intimidade para que ela não atenda.

A amante deve saber que sou casado?
Você  já está em meio a um relacionamento extraconjugal, o que significa que terá de contar um caminhão de mentiras para a oficial todos os dias. Agora tente imaginar isso em dobro! Sua vira vai virar um inferno! “Se além da clandestinidade houver falsidade na relação extraconjugal, a situação tende a ficar insustentável”, acredita a psicóloga Margareth dos Reis. Por isso, jogue limpo e apresente seu currículo completo para a moça. Ela tem de ser sua parceira nas mentiras.

Qual é o melhor horário para encontrar a amante?
De manhã cedo. É pouco provável que sua mulher ligue para você logo depois do café da manhã. Você pode alegar que tem muito trabalho e precisa chegar mais cedo ao escritório – é bom acrescentar que, para se concentrar melhor, você evitará atender ao telefone. Outra boa opção é fazer um almoço estendido. É possível que o chefe esperneie com seus atrasos, mas certamente é mais fácil enfrentar a ira dele do que a da sua mulher.

A amante curte tudo o que eu posto no Facebook e dá RT em tudo o que escrevo no Twitter. Minha mulher está desconfiada. O que faço?
Se ela for a única a fazer isso, peça que dê uma maneirada. Para sua mulher, diga que não faz ideia dos motivos que levam “essa louca” a agir dessa maneira – sugira que ela, em vez de viver a vida real, passa horas diante de um computador. Agora, caso você seja um sucesso nas redes sociais, fale para a sua mulher que a moça é só mais uma das suas admiradoras e reaja de maneira blasé à informação de que a marcinhafelizdavida adora tudo o que você escreve.

Minha amante está no Instagram. Corro riscos?
Se ela for como a maioria dos usuários do Instagram, não. “As pessoas só tiram fotos de gatos, asas de avião e cerveja importada”, brinca o especialista em redes sociais Edney de Souza. Mas fique esperto. Se ela apontar a câmera do celular em sua direção, não leve na brincadeira. “Eu não gosto disso e quero que essa cena não se repita”, diga com firmeza.

Posso contar que estou tendo um caso para os meus amigos?
Uma coisa é sair espalhando. Outra é contar para um amigo próximo. “Vangloriar-se de uma conquista é natural na cabeça masculina, mas é arriscado”, explica a psicóloga Margareth dos Reis. “Já ter um confidente para contar sua relação, até para aliviar a pressão inerente a um caso extraconjugal, pode ser benéfico.”

Um vídeo de minha amante e eu transando, sem que os rostos apareçam, está na internet. Minha mulher tem como contratar um detetive, fazer o rastreamento e descobrir que sou o protagonista?
Mesmo que um endereço de IP, código que todos os computadores usam para se conectar à rede, seja fácil de descobrir, é praticamente impossível conseguir um endereço físico por meio dele. Só com um mandado judicial. Vários sites pornográficos têm seus servidores (e IPs) baseados fora do Brasil, longe da nossa jurisdição. Mas lembre-se: mesmo sem mostrar o rosto, você pode ser identificado por algum traço característico, como uma tatuagem ou um relógio de pulso.

Minha amante está botando pressão para eu me separar, mas não quero. O que faço?
Não se separe. Você tem algo a perder, ela não. Mas é importante que você e sua amante tenham uma relação sincera para que ela entenda sua decisão. Nunca diga que só está casado por causa das crianças e que desde que a conheceu dorme no quarto de hóspedes. “Para os homens é comum que uma relação extraconjugal seja uma aventura sexual sem nenhuma intenção de relacionamento sério. Isso precisa ficar claro”, afirma Margareth dos Reis.

Quero terminar o caso, e a amante está enlouquecida e ameaçando contar tudo para a minha mulher. E agora?
Se a situação chegar a um ponto insuportável, jogue limpo com a sua esposa. Afinal, você quer que ela ouça qual versão dos fatos? A sua ou a de uma mulher louca e magoada aos berros? E em hipótese nenhuma aja como o personagem do filme Match Point, de Woody Allen, que decide matar a amante. E a amante é a Scarlett Johansson – ela não merecia isso!

Fui mandar um e-mail para a minha amante e acidentalmente enviei para a minha mulher. Dá para cancelar o envio?
O Gmail lhe dá 30 segundos para se arrepender. Vá em Configurações e clique na aba Labs para ativar essa opção. O Outlook também permite o cancelamento para outro Outlook. Clique na aba Arquivos do e-mail enviado e selecione Reenviar ou Cancelar. Depois reze. Há o risco de a sua mulher ter desativado essa opção no e-mail dela.

Estou apaixonado pela outra. Devo me separar?
É difícil pensar em divórcio quando se tem uma vida consolidada, com filhos, cachorro e papagaio. “Muitos homens temem que a separação possa causar grande turbulência em suas vidas”, explica Margareth dos Reis. “Mas é muito mais turbulento viver uma vida dupla na qual sua relação com a esposa é totalmente fria. A separação pode, nesse caso, ser a melhor solução.” Antes de tomar a decisão, no entanto, certifique-se de que não está trocando 6 por meia dúzia.

Quando minha mulher estiver dormindo, posso usar  o Skype para falar com minha amante?
O risco de usar o Skype em um PC ou notebook é o de que a sua mulher acorde e pegue você no flagra. Prefira o telefone. “Use o Facetime [aplicativo do iPhone que permite conversas em vídeo]”, sugere Edney de Souza. “Mas não no mesmo quarto. Sua mulher vai acordar com a luminosidade, e a desculpa de que você estava vendo um vídeo pornô e pensando nela não vai colar.”

Minha mulher descobriu tudo. E agora?
Quando isso acontecer, não tem jeito. A única alternativa é ser honesto e tentar explicar a situação. “Essa pode ser uma chance para trazer de volta ao casamento o que estava faltando”, comenta Margareth dos Reis. “Nem toda traição significa um divórcio. E 79% dos homens e 77% das mulheres envolvidas em casos não vão se separar”, afirma Jackson Roberts, do site The Ohhtel.